domingo, julho 27, 2008

Da Cruz



Há algum tempo atrás contei a história de um homem que precisava usar sua cruz como ponte. Paulo Eymael me relata uma história - também sobre o símbolo da cruz - muito contada em sua família.

Num certo vilarejo da Umbria (Itália), havia um homem que se lamentava de sua sorte. Era cristão, e achava o peso de sua cruz muito difícil de ser carregado. Certa noite, antes de dormir, rezou para que Deus permitisse trocar seu fardo.

Nesta noite teve um sonho; o Senhor lhe conduzia para o depósito de cruzes.

“Pode trocar”, dizia.

O homem viu cruzes de todos os tamanhos e pesos, com nomes dos seus donos.

Escolheu uma cruz média - mas, vendo o nome de um amigo gravado, deixou-a de lado.

Finalmente, como Deus havia permitido, escolheu a menor cruz que encontrou.

Para sua surpresa, viu gravado nela o seu próprio nome.

quinta-feira, julho 24, 2008

Contraste


Que imagem, que visão, obra de arte, demuliu minha solidão com seu guindaste, de carinho e de clarão que faz contraste com a dor, peço quase em oração nunca se afaste amor. Tarde de praia na minha rede, tomara que caia uma criatura assim, Deus que me valha, corpo de sereia, rabo de arraia, noite de luar sem fim, eu dava tudo você pra mim to feio ganho o mundo!
Fui so mergulhar derrepente sumiu de mim...

segunda-feira, julho 21, 2008

Quando é preciso ser prático


Três viajantes cruzavam juntos as montanhas do Himalaia, discutindo a importância de colocar na prática tudo aquilo que aprenderam no plano espiritual.

Estavam tão entretidos na conversa, que somente tarde da noite se deram conta que carregavam consigo apenas um pedaço de pão.

Resolveram não discutir sobre quem merecia comê-lo; como eram homens piedosos, deixariam a decisão nas mãos dos deuses. Rezaram para que, durante a noite, um espírito superior indicasse quem receberia o alimento.

Na manhã seguinte, os três se levantaram junto com o nascer do sol.

“Eis o meu sonho”, disse o primeiro viajante. “Eu fui carregado para lugares onde antes nunca estive, e experimentei a paz e a harmonia que tenho buscado em vão nesta minha vida terrena. No meio de tal paraíso, um sábio de longas barbas me dizia: ‘você é meu preferido, jamais buscou o prazer, sempre renunciou a tudo. Entretanto, para provar minha aliança contigo, gostaria que experimentasse um pedaço de pão’”.

“Muito estranho”, disse o segundo viajante. “Porque, em meu sonho, vi o meu passado de santidade, e o meu futuro de mestre. Enquanto olhava o que está por vir, encontrei um homem de grande sabedoria, dizendo: ‘você precisa comer mais que seus dois amigos, porque terá que liderar muita gente, e necessitará de força e energia’”.

Disse então o terceiro viajante: “em meu sonho eu não vi nada, não visitei lugar nenhum, não encontrei nenhum sábio. Entretanto, a determinada hora da noite, despertei de repente. E comi o pão”.

Os outros dois ficaram furiosos.

“E porque não nos chamou antes de tomar esta decisão tão pessoal?”

“Como poderia fazê-lo? Vocês estavam tão longe, encontrando mestres e tendo visões sagradas! Ontem, discutimos a importância de se colocar em prática aquilo que aprendemos no plano espiritual. No meu caso, Deus agiu rápido, e me fez acordar morrendo de fome”.

Da ação


Faça o que tiver que fazer. Com coragem ou com indecisão, não importa: siga adiante.

Claro que você irá escutar opiniões desfavoráveis. Mas, antes de dar ouvidos a qualquer coisa, procure saber se quem dá estas opiniões já realizou um trabalho melhor que o seu.

Geralmente, quem critica nunca viveu seu próprio sonho; apenas os vencedores são tolerantes e generosos.

Por que, então, criticam? Porque, a cada passo que você dá adiante, esta pessoa ficou um passo atrás. Para ela, é duro aceitar que você está atingindo tudo que ela julgou inalcançável.

Confia em Deus e segue adiante - escutando os conselhos, e evitando as críticas.

Você errará muitas vezes; não tem importância. Errar faz parte do caminho.

“O latido de um cão não afeta o curso das nuvens”, diz um provérbio árabe.

quarta-feira, julho 16, 2008

Lixo interior


Existe um lixo emocional: ele é produzido nas usinas de nosso pensamento, enquanto crescemos interiormente. São emoções que passaram por nossa vida e nos ajudaram - mas que não tem mais qualquer utilidade. São sentimentos que foram importantes no passado, - não no presente. São recordações de dor que nos amadureceram - e que agora não servem para nada.
Não podemos carregar este lixo: ele foi feito para ser jogado fora.
E, no entanto, apegados aos nossos sentimentos antigos, ficamos com pena deixá-los. Enchemos nosso porão espiritual com uma confusão de memórias inúteis, que ofuscam as nossas lembranças importantes.
Não procure sentir coisas que você não está sentindo mais. Não procure ser como você era. Você está mudando - permita que seus sentimentos lhe acompanhem.

segunda-feira, julho 14, 2008

Parte fraca


Existe uma coisa difícil a ser evitada: a nossa capacidade de decidir o que é melhor para os outros. Quando tentamos controlar os outros, estamos tentando mesmo é justificar nosso mundo, e os limites que impusemos para nossa vida.

Quem, entretanto, se dispuser a fazer isto, pode se preparar para uma vida inteira de pobreza intima. À medida que vamos impondo nosso controle, vamos também limitando todas as possibilidades que a vida nos oferecia através dos outros.

Podemos espalhar terror e ciúme, mas tudo que conseguiremos em troca é infelicidade. Um homem perde seu poder espiritual quando é forçado a usá-lo para parar o tempo a sua volta.

Pobre das pessoas que são obrigadas a viver debaixo de uma tirania amorosa, espiritual, ou profissional; mas, acima de tudo, pobre do tirano - porque será escravo da sua própria tirania e passará todos os minutos da sua vida tentando manter em pé seu castelo de cartas.

sábado, julho 12, 2008

Toque


Evite dar conselhos. Na maior parte das vezes, o conselho nada mais é do que uma tentativa de provar a nós mesmos como estamos certos a respeito do mundo.

Entretanto, se em determinado momento sentimos que realmente estamos sendo veículos de um anjo, que precisamos dizer alguma coisa para alguém, devemos procurar estabelecer um contato físico, além do contato verbal.

Ao dar um conselho, estenda o braço e coloque sua mão no ombro direito da pessoa com quem você está falando. Isso fará que você seja mais direto, mais objetivo, mais amoroso. Isso fará você sentir a responsabilidade de suas palavras.

Não se assuste com este contato físico. Deus uniu matéria e espírito, e temos que usar os dois quando queremos transformar algo.

sexta-feira, julho 11, 2008

Promessas


Evite fazer promessas. As graças lhe são concedidas gratuitamente, porque o Amor Supremo quer que você seja feliz. Entretanto, se você fizer uma promessa, jamais deixe de pagá-la.

A promessa foi o momento em que você entrou em contacto com a força universal, e pediu. No momento de pedir, lembrou-se de agradecer. Isto não lhe foi exigido, mas já que você assumiu este compromisso, não o esqueça jamais.

O ato ritual de oferenda vem desde tempos pré-históricos, e não se proponha a quebrar esta corrente. Cristo curou dez leprosos, e apenas um deles veio agradecer. Mas este gesto foi tão importante que mereceu ser escrito em um Evangelho.

quarta-feira, julho 09, 2008

Transformações


Evidente que precisamos melhorar cada dia; a luta para superar nossas dificuldades faz parte da condição humana.

Mas uma coisa precisa ficar clara: o que conseguimos hoje teria sido impossível conseguir ontem.

Quando estamos diante de uma conquista, nos culpamos: “como não pensei nisto antes? Ou então: por que sofri tanto por uma coisa que já podia ter resolvido há alguns anos?”

Não se iluda: todo problema, depois de resolvido, parece muito simples. Saiba que uma grande mudança de comportamento tem como base uma série de pequenas vitórias que passaram despercebidas.

Valorize as pequenas vitórias. E, ao invés de culpar-se pelo fato de que demorou tanto tempo, alegre-se por saber que terminou chegando.

segunda-feira, julho 07, 2008

Supertição???


Estou olhando uma bela piscina natural perto de nova almeida, Na Serra. Um jovem índio se aproxima de mim. “Cuidado para não escorregar”, diz ele.

O pequeno lago está circundado por rochas, mas são aparentemente seguras, e é possível caminhar por elas.

“Este lugar se chama ‘Piscina do Diabo’, continua o rapaz. “Muitos anos atrás, uma bela índia, casada com um guerreiro Tupiniquin, apaixonou-se por um outro homem. Fugiram para estas montanhas, mas o marido conseguiu alcançá-los. O amante escapou, enquanto Oolona era assassinada aqui, nestas águas. Desde então, Oolona confunde todo homem que se aproxima com seu amor perdido e os mata em seus braços de água”.

Mais tarde, pergunto ao dono do pequeno hotel sobre a “Piscina do Diabo”. “Pode ser superstição”, diz ele. “Mas, o fato é que 11 turistas morreram ali nestes dez anos. Todos homens”.

Dos sonhos


Estes são os mandamentos de quem não quer dignificar sua vida:

Primeiro mandamento: Deus é sacrifício. Sofra nesta vida, e será feliz na próxima.

Segundo: quem se diverte é criança. Viva sob tensão.

Terceiro: nossos pais sabem o que é melhor para nós. É preciso ouvir a voz da experiência.

Quarto: temos que deixar os outros contentes. É preciso agradá-los, mesmo que isto signifique renúncias importantes.

Quinto: é preciso não beber da taça da felicidade, senão podemos gostar - e nem sempre a teremos em nossas mãos.

Sexto: é preciso aceitar todos os castigos. Somos culpados.

Sétimo: o medo é um alerta. Não vamos correr riscos.

Quem obedecer estes mandamentos, pode ter certeza que nunca, mas nunca, vai chegar onde gostaria.

quinta-feira, julho 03, 2008

Realidade


Não há nenhuma maneira de explicarmos a prosperidade dos malvados ou o sofrimento dos justos. Tudo que nos é pedido, entretanto, é que procuremos - nós mesmos - a justiça. A realidade é mais complexa do que gostaríamos que fosse. Se ficarmos insistindo para que tudo tenha um sentido, terminaremos desesperados. A realidade não pode ser embrulhada com papéis coloridos, e atada com a fita dourada do moralismo. A realidade é maior do que nossa visão do Bem e do Mal, do que está certo ou errado. A realidade é o que é, e não o que imaginamos que devia ser. Onde pudermos lutar pela justiça, lutemos.Onde somos confundidos por uma Verdade além de nossa compreensão, ainda assim procuremos fazer o melhor.

terça-feira, julho 01, 2008

A liberdade da alma


“Quero deixar minha alma livre, para que ela possa desfrutar de todos os dons que os espíritos possuem. Quando isto for possível, não tentarei conhecer as crateras da lua, nem seguir os raios de sol até sua fonte. Não procurarei entender a beleza da estrela, ou a desolação artificial do ser humano.

“Quando souber como libertar minha alma, seguirei a aurora, e buscarei voltar com ela através do tempo. Quando souber libertar minha alma, mergulharei nas correntes que deságuam num oceano onde todas as águas se cruzam, e formam a Alma do Mundo.

“Quando souber libertar minha alma, procurarei ler a esplêndida página da Criação desde o princípio onde poderei achar o verdadeiro sentido do que hoje chamamos de Amor”.