quarta-feira, dezembro 19, 2007

Pensando no Futuro


ando jovem, Abin-Alsar escutou uma conversa do seu pai com um dervixe.

“Cuidado com suas obras”, disse o dervixe. “Pense na maneira como elas vão afetar as gerações futuras”.

“O que eu tenho a ver com as gerações futuras?”, respondeu o pai. “Nunca vou conhecê-las; quando eu morrer, tudo estará acabado, e não me importa o que dirão meus descendentes”.

Abin-Alsar jamais esqueceu a conversa.

Durante toda a sua vida, esforçou-se para fazer o bem, ajudar as pessoas, executar seu trabalho com entusiasmo. Tornou-se um homem conhecido por sua preocupação com os outros; ao morrer, tinha deixado um grande número de obras, que melhoraram consideravelmente o nível de vida de sua cidade.

Em seu túmulo, mandou gravar o seguinte epitáfio: “uma vida que termina com a morte, é uma vida que não valeu a pena”.

Nenhum comentário: