quarta-feira, novembro 21, 2007

A camponesa e o imperador


O imperador de Akbar interrompeu sua caçada no bosque, ajoelhou-se e fez as preces da tarde. Nesse momento, uma camponesa que corria pela floresta atrás do marido perdido tropeçou no imperador ajoelhado.

Sem pedir desculpas, seguiu adiante. O imperador de Akbar ficou contrariado mas, como bom muçulmano, não interrompeu o que estava fazendo.

Meia-hora depois, a camponesa voltava contente, junto com o marido, quando foi presa e levada até Akbar.

“Explique-me seu comportamento desrespeitoso, ou será condenada”, bradou o imperador.

“Eu pensava tão intensamente no meu marido, que nada vi. Vossa Alteza pensava em alguém muito mais importante que meu marido, como foi que me viu?”

O soberano não respondeu nada. E mais tarde confidenciou aos amigos que uma simples camponesa lhe havia ensinado o sentido da oração.

Nenhum comentário: